2020 e o Brasil: a marca histórica em empreendedorismo

Neste ano de 2020, mesmo com a pandemia, o povo brasileiro superou marcas históricas em empreendedorismo. Além do mais, o Brasil adquiriu posições de destaque nos rankings sobre quantidade de novos empreendedores e demais tópicos.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em português Monitor Global de Empreendedorismo, levantou os dados sobre a quantidade de novos empreendedores e de empresários iniciais. Essa pesquisa é realizada com 55 países e acontece ano a ano. Além de que, comumente é apoiada por entidades nacionais nos países onde é realizada a pesquisa. Assim, quem apoia e auxilia o levantamento desses dados no Brasil é o Sebrae.

Após o levantamento dos dados, foi percebido que o Brasil atingiu marcas históricas desde que a sondagem começou a ser realizada em 2002. Inclusive, o gigante verde e amarelo ficou melhor posicionado que países de primeiro mundo, como os Estados Unidos da América, a Alemanha e, até mesmo, a Rússia. Vamos conferir os resultados?

Destaque do gigante verde e amarelo

No ano de 2019, o Brasil constatou que a taxa de empreendedorismo inicial alcançou 23,3%. Ou seja, isso quer dizer que 23,3% dos brasileiros adultos com idade entre 18 e 64 anos iniciaram novos negócios no ano de 2019. Desse modo, estima-se que 53,4 milhões de brasileiros estão liderando alguma atividade empreendedora, ou até mesmo, realizando esforços para manter algum empreendimento já estabelecido. Com isso, o Brasil ficou na 4ª posição do ranking sobre a Taxa de Empreendedorismo Inicial (TEA).

Além de ter adquirido o 4º lugar no TEA, o Brasil ocupou a 2º posição global sobre a Taxa de Empreendedores Estabelecidos (TTE). Para que isso fosse possível, foi sondado que 16,3% das empresas brasileiras já possuem mais de 3 anos e meio de existência.

Neste contexto, outra informação surpreendente foi a taxa de empreendedorismo em potencial que atingiu 30,2%. Dessa forma, este levantamento verificou que  a cada 10 adultos que não são empreendedores, 3 deles pensam em abrir o próprio negócio em um futuro próximo.

Frente a esses dados positivos, imagina-se que até o final do ano de 2020 o Brasil atingirá a meta histórica, sendo esta atingir 25% nas taxas de empreendedorismo inicial.

Como o Brasil conquistou essas posições?

Por conta do cenário caracterizado por dificuldades financeiras oriundas das consequências trazidas pela pandemia do novo coronavírus, especialistas acreditam que as pessoas decidiram abrir o próprio empreendimento para terem uma fonte de renda alternativa. 

Além do mais, o presidente da Sebrae, Carlos Melles, considera que os responsáveis pelo crescimento positivo do empreendedorismo no Brasil são as pessoas que passaram por situações de desemprego durante a pandemia. Posto isso, Melles afirma a importância de que as políticas voltadas ao empreendedorismo abranjam os diversos tipos de perfis e aspirações.

Motivos para empreender

Além de levantar os dados sobre os empreendedores dos países, a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo também buscou analisar o que levava as pessoas a empreender.

Dessa maneira, eles propuseram 4 afirmações para os empreendedores e buscaram analisar se os empresários reagiam de forma positiva ou negativa. 

Assim, eles puderam notar que, 90% dos empreendedores brasileiros iniciais concordam que a escassez de vagas de empregos é uma das razões que os motiva a empreender e continuar com os seus estabelecimentos. Com isso, o Brasil permaneceu dentro do top 10 países que consideram o desemprego como um fator motivador para empreender.

Semelhante ao caso da afirmação anterior, aproximadamente, 50% dos empreendedores brasileiros possuem como motivação  para continuar empreendendo o fato de “fazer a diferença no mundo”, ou seja, tornar o mundo um lugar melhor.

Diferentemente dos cenários descritos anteriormente, um pouco mais de 35% dos empreendedores brasileiros abrem seus negócios com a pretensão ambiciosa de construir uma grande riqueza ou, até mesmo, de atingir uma renda muito alta.

Por outro lado, cerca de um quarto dos empreendedores brasileiros admitiram que se envolveram em um novo empreendimento, unicamente, para dar continuidade a uma tradição da própria família.

Conclusão

Você está pensando em abrir o seu negócio ou já abriu o seu empreendimento recentemente? Se sim, que bom! Graças a pessoas como você que possuem uma mente visionária que o Brasil conseguiu conquistar as posições apresentadas anteriormente.

Então, se você já é dono do seu próprio estabelecimento, procure ficar por dentro do mercado e das tecnologias. Afinal de contas, os recursos digitais estão aqui para te ajudar e, se você precisar de alguma solução digital para algum gerenciamento da sua empresa, você já sabe onde procurar, certo? 

Com a Singular Sistemas você pode alavancar o seu negócio por meio dos aplicativos móveis disponíveis e, ainda, pode tornar a sua vida administrativa mais tranquila, rápida e dinâmica!

A Singular Sistemas busca desburocratizar a gestão do seu negócio e também entre a sua contabilidade. Está esperando o que para elevar as suas vendas em outro patamar? Clique aqui para saber mais sobre as soluções da Singular Sistemas.

Ser um Cliente Singular é o melhor posto que os empreendedores podem ostentar. A Singular Sistemas é uma empresa de softwares que está inserida no mercado há 19 anos, atende o Brasil inteiro e já desenvolveu mais de 60 sistemas para mais de 500 clientes. Além do mais, desde seu início, sempre enxergou o cliente como prioridade máxima dentro das facetas do mundo dos negócios. Se você ficou curioso sobre os benefícios que somente os clientes da Singular Sistemas possuem, clique para saber mais sobre eles.

Agora que você sabe disso tudo, que tal começar a ser um cliente Singular?

REFERÊNCIAS:

Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo em 2020. Sebrae, 2020. Disponível em: http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020,d9c76d10f3e92710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 08 dez. 2020.

Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo em 2020. Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 2020. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2020/06/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020.html. Acesso em: 08 dez. 2020.

ESTHER. Empreendedorismo: Brasil é um dos países que mais abrem negócios no mundo. Jornal Contabil, 2020. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/brasil-um-dos-paises-mais-abrem-negocios-no-mundo/. Acesso em: 08 dez. 2020.