O que provoca má gestão na sua empresa e como resolver

A gestão de uma empresa é o fator fundamental para o sucesso da mesma. Portanto, é de grande importância que o corpo administrativo esteja sempre afiado para superar os desafios constantes que as empresas enfrentam no Brasil.

Dito isso, o setor de economia do canal de informação Uol informou que, somente em 2020, mais de 522 mil empresas fecharam as suas portas. Sem dúvidas, a pandemia causada pelo vírus Sars-cov-2 desempenhou papel relevante para esse fim. Contudo, não se pode negar que os problemas nos processos de gestão foram fatores cruciais para a falência desses empreendimentos.

Agora que você viu como a administração empresarial é importante para o sucesso da sua empresa, o presente artigo irá te mostrar indicadores de problemas de gerenciamento e, por fim, você receberá dicas sobre como melhorar a sua gestão. Boa leitura!

Sinais de uma má gestão na empresa

Conforme pesquisas realizadas, foi possível levantar 8 sinais de uma administração ruim. Dessa maneira, fique atento para avaliar se estes indicadores não estão presentes em sua organização.

1. Microgestão das atividades

Este tópico é caracterizado pelo comportamento de cobrança por parte dos administradores sobre todas e quaisquer tarefas dos colaboradores. Assim, os funcionários se sentem desvalorizados, afinal de contas, eles estão sendo cobrados, a todo momento, por coisas pequenas. À vista disso, eles possuem o sentimento de que o corpo administrativo da empresa desacredita das capacidades técnicas de cada colaborador.

2. Desorganização e ausência de planejamento

Para que os projetos sejam executados com êxito, é necessário organização e um planejamento detalhado. Desse modo, com a falta desses dois itens é, praticamente, óbvio que as atividades não prosseguirão como o esperado. Assim, a desorganização e o mal planejamento são caracterizados pelo desconhecimento das habilidades técnicas de cada trabalhador. Consequentemente, acarretando delegação errônea sobre as atividades a serem realizadas, bem como, comprometimento do acompanhamento das tarefas.

3. Liderança negativa

A liderança negativa impacta diretamente a excelência e sucesso da empresa. Se um gestor, ou líder, não possui capacidade de ouvir os seus liderados, receber feedbacks, adaptar o que já foi projetado e, principalmente, se ele não abandona o comportamento autoritário, dificilmente haverá êxito profissional e empresarial. 

4. Insatisfação dos colaboradores

Este tópico é um sintoma direto de problemas na administração das pessoas. Quando este indicador é percebido, os funcionários não dedicam empenho às suas atividades e passam a realizar o mínimo necessário para o cumprimento das tarefas. Desse modo, é notável a perda de qualidade e de produtividade empresarial.

Além do mais, quando os colaboradores sentem-se insatisfeitos com o ambiente em que trabalham, os mesmos passam a buscar por vagas em outras instituições, impactando a rotatividade de funcionários da sua empresa. Para conhecer métodos eficazes para combater a rotatividade de funcionários clique aqui!

5. Comunicação deficiênte

A comunicação é um dos pilares entre todos os tipos de relações humanas. Dito isso, quando o diálogo está comprometido podem ocorrer atritos, tarefas realizadas incorretamente, perdas econômicas e muito mais. Tudo isso, unicamente, por desentendimentos.

6. Rejeitar uso de um sistema auxiliar

É muito comum que empresas em estágios iniciais deleguem os processos financeiros para uma única pessoa. No entanto, isso acaba sendo um tiro no próprio pé. Afinal, será gasto muito tempo para que as atividades sejam feitas, prejudicando a produtividade e o andamento de outras atividades. Posto isso, ao aderir algum sistema de gerenciamento financeiro as atividades desse setor serão otimizadas. 

7. Plano de negócios e de produção ineficiente

O plano de negócios e de produção é o aparato ideal para estabelecer o funcionamento de processos e regras da empresa. Então, quando esses documentos são desenvolvidos com poucos detalhes a tomada de decisão fica, igualmente, comprometida, ocasionando possíveis problemas na empresa.

8. Menosprezar o DRE

O DRE nada mais é do que um documento contábil que apresenta os dados econômicos relativos à saúde financeira da empresa, auxiliando na tomada de decisão sobre os orçamentos da organização. Logo, ao dar pouca importância para essas informações, você estará ignorando fatores condicionantes para o sucesso da sua corporação.

Agora que você já pode analisar e verificar se algum desses sintomas está presente na sua instituição, vamos às dicas para combater e, buscar, curar esses indicadores. Além do mais, cabe frisar que estas orientações foram retiradas do livro Gestão Empresarial de Mauro Côrte Real. Vamos lá?

Dicas para tornar a gestão mais eficiente

1. Planeje detalhadamente

Como você pode ver anteriormente, o planejamento é algo crucial durante a jornada rumo ao sucesso. Então, ao idealizar os seus projetos, desenvolva o planejamento dos mesmos, mas atente-se. Seja detalhista e o mais claro possível, afinal de contas, esse documento deverá ser compartilhado com os seus colaboradores. Dessa forma, eles estarão a par do que está acontecendo e irá acontecer. 

2. Organize constantemente

Nunca permita a desordem tomar conta da sua empresa. Portanto, mantenha e fortaleça as relações hierárquicas do seu negócio. Ademais, a organização diz respeito tanto ao ambiente empresarial quanto ao funcionamento dos processos internos da corporação.

3. Lidere e delegue de acordo com as habilidade individuais

Conheça as competências de cada colaborador da sua instituição. Com isso, você poderá delegar as atividades certas para os profissionais ideais, aumentando a produtividade e elevando a qualidade final das tarefas.

5. Desenvolva um planejamento estratégico sólido

Do mesmo modo que o planejamento é necessário, faz-se importante um planejamento alternativo que contenha estratégias para o bom funcionamento do projeto proposto. 

Referências:

Conheça os principais sintomas de uma má gestão de pessoas. Xerpay, 2019. Disponível em: https://www.xerpa.com.br/blog/ma-gestao/. Acesso em: 22 jan. 2021.

De cada 10 empresas que fecharam no país, 4 foram afetadas pela pandemia.Uol, 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/16/ibge-covid-empresas.htm. Acesso em: 22 jan. 2021.

Em 2019, empresas continuam fechando por má gestão empresarial. Terra, 2019. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/em-2019-empresas-continuam-fechando-por-ma-gestao-empresarial,ed4b5b87d79d2c574911ec214c467cb6t0fw7sqd.html. Acesso em: 22 jan. 2021.

REAL, M. C. Gestão Empresarial. 1. ed. Curitiba: IESDaquE S.A., 2009. 164 P. Disponível em: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/23949.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.