Como evitar perdas no estoque? 6 dicas valiosas! | Site Singular Sistemas Oficial

Como evitar perdas no estoque? 6 dicas valiosas!

Gestores de empresas, sejam elas grandes ou pequenas, sabem que há inúmeros setores que merecem uma atenção especial em relação ao cuidado. Isso acontece na estocagem de produtos do seu negócio.

O fato acima ocorre devido às perdas no estoque, problema este que afeta diretamente o setor de logística de qualquer empresa. Os problemas relacionados ao estoque podem trazer prejuízos significativos à empresa, acarretando em vários outros empecilhos, uma vez que a estocagem afeta os demais setores de uma organização.

E você, gestor, sofre com as perdas no estoque? Se a resposta for “sim”, fique tranquilo! Ao final deste artigo você estará preparado para aplicar uma logística mais segura na sua empresa. Vamos lá? Boa leitura!

Estoque: qual o seu conceito?

Para dar início ao texto é válido saber pontuar de forma concisa o conceito de estoque. Sendo assim, dentro de uma organização, a palavra “estoque” é caracterizada por produtos que estão em posse de um agente econômico. No estoque de empresas encontram-se produtos utilizados para o desenvolvimento de seu portfólio de vendas, bem como, itens utilizados para suprir as necessidades do próprio negócio.

Tendo em vista o seu conceito, é hora de abordar acerca das perdas no estoque. Se você não sabe do que se trata, as perdas no estoque referem-se à diferença entre o estoque que consta no sistema da empresa e o estoque físico. Estas perdas podem trazer grandes prejuízos para a organização, no entanto, podem ser evitadas.

Quais são os fatores responsáveis pelas perdas no estoque?

Inúmeros fatores podem causar a tão temida perda de estoque de uma empresa. Segue abaixo as principais causas, segundo a Patrus Transportes (2017):

  • Falhas no registro de entrada e saída de mercadorias;
  • Furto de mercadorias causado por agentes internos ou por terceiros;
  • Falhas operacionais, por exemplo, realizar a venda de produtos mais recentes, deixando os mais antigos no estoque;
  • Avarias em produtos.

Agora que você já sabe quais são as principais causas que acarretam na perda de estoque, é hora de ficar por dentro de como preveni-las, sendo assim, segue abaixo algumas dicas valiosas para incrementar a logística da sua organização.

  1. Tome nota: ao trabalhar com a venda de insumos, registrar tudo o que entra e sai do estoque de sua empresa é de extrema importância. Este hábito fará com que você tenha um controle mais assertivo acerca de suas mercadorias, evitando possíveis furos de estocagem. 
  1. Realize a correta distribuição de produtos: manter a organização no estoque é a chave mestra para que possíveis perdas sejam evitadas. Este fator permite ainda que o processo logístico de sua empresa seja feito de forma mais rápida, segura e com mais destreza. Além do mais, é válido organizar o seu estoque de tal forma que facilite a visualização de todos os produtos, assim, não haverá erros no momento de realizar a venda.
  1. Administre um estoque reduzido: trabalhar com um estoque em menores proporções possibilita maior facilidade de controle. Além do mais, ao optar por menores quantidades de mercadoria, o gestor ganha pontos, pois, fica mais fácil saber com exatidão o valor total dos produtos disponíveis no estoque. Este método, denominado enxuto, baseado no Toyotismo, visa requisitar os produtos conforme a sua demanda, evitando que os mesmos sejam vendidos a quaisquer custos ao consumidor final.

Ao utilizar este método, o setor de produção da sua empresa requisita apenas a compra da matéria-prima quando for necessário, bem como, é possível solicitar a compra de forma antecipada, evitando que o cliente compre o produto e o mesmo não esteja disponível no estoque. Ademais, ao adotar este método, os custos de estocagem também serão reduzidos.

  1. Realize liquidações: outra problemática constante na perda de estoque está relacionada ao prazo de validade dos seus produtos. Perder produtos por conta disso resulta da má logística de sua empresa quanto à estocagem, visto que este é um problema de fácil resolução. Dispor de um inventário rotativo e realizar promoções e liquidações é uma boa pedida em casos como este.

Sendo assim, fique atento aos produtos retrógrados que estão perdidos nas prateleiras do seu estoque e, sempre que visualizar algum, repasse a informação ao setor responsável para que a liquidação desses produtos possa ser realizada sem que o insumo perca a qualidade. Ao realizar liquidações, sua empresa chamará a atenção de seus clientes, aumentando ainda mais o seu público.

  1. Realize inspeções constantemente: realizar inspeções periódicas é um hábito crucial para que os furos no estoque sejam evitados. Sem que ninguém perceba, um determinado produto pode entrar sem cadastro, assim, ele acaba sendo esquecido e perdido no estoque. Ademais, para quem trabalha com produtos perecíveis, o cuidado precisa ser redobrado. Isso porque, caso o insumo seja posicionado de forma incorreta no estoque, o mesmo pode vir a vencer antes do prazo determinado.

Esse tipo de situação pode trazer consequências muito negativas para o seu negócio, por exemplo, baixas no seu estoque. Dessa forma, é possível que os seus clientes se deparem com problemas ao efetuar compras, tendo a possibilidade do produto não estar disponível no portfólio da empresa.

  1. Utilize um software para gerir seu estoque: a sexta dica deste artigo é talvez a mais importante das demais, visto que, nos dias de hoje, empresários que não investem em soluções mais digitais acabam ficando para trás em meio aos concorrentes. Atualmente, há sistemas que cuidam do seu estoque, facilitando a sua gestão. Você conhece a Singular Sistemas? Com ela, você consegue gerir o seu negócio com mais destreza e de forma mais prazerosa.

A Singular Sistemas conta com uma vasta rede de recursos, dentre eles, a Gestão de Estoque. Com este sistema você conseguirá realizar várias operações de forma mais segura, dentre elas:

  • Requisição de materiais;
  • Emissão de relatórios;
  • Características dos produtos do estoque;
  • Tabelas de índice técnico;
  • Formação de preço de venda.

Além dos recursos citados acima, a gestão de estoque disponibilizada pela Singular Sistemas ainda lhe permite realizar o Estoque Reservado. Com ele você poderá reservar o produto que deseja e, o mesmo, não aparecerá mais para os demais vendedores. Dessa forma, você ganhará mais controle e os riscos de duplicidade de produtos, bem como a venda de produtos que não estão disponíveis no estoque serão evitados. 

Agora que você já sabe como evitar as perdas no estoque é hora de revolucionar o seu negócio. Para saber mais sobre a Singular Sistemas, clique aqui. A facilidade para controlar o seu estoque irá te surpreender!

REFERÊNCIAS

SANCHES, Cleiton. Furos de estoque: como controlar e evitar esse problema. 2019. Disponível em: https://www.magazord.com.br/como-evitar-furos-de-estoque/. Acesso em: 25 jan. 2021.

TRANSPORTES, Patrus. 7 dicas para melhorar processos e diminuir perdas no estoque. 2017. Disponível em: https://patrus.com.br/blog/7-dicas-para-melhorar-processos-e-diminuir-perdas-no-estoque/. Acesso em: 25 jan. 2021.