Desafios do comércio para 2021: o que podemos esperar da economia? | Site Singular Sistemas Oficial

Desafios do comércio para 2021: o que podemos esperar da economia?

O ano em que estamos vivendo chegou de surpresa e assustando todas as pessoas, e, ao tratar sobre a economia, 2020 abalou o comércio e os lojistas. A pandemia do covid-19 vivenciada neste ano parou o mundo, fechou escolas, universidades e acarretou em dificuldades horrendas para os comerciantes das várias áreas encontradas no mercado de trabalho.

Todo e qualquer cenário econômico impacta diretamente nas empresas e organizações, visto que, a maior parte do lucro dos empresários vem de seus clientes e do crescimento do país e, durante a pandemia muitas cooperativas tiveram que cortar custos, acarretando na demissão de muitos colaboradores.

Como a economia está reagindo à pandemia no ano atual (2020)?

Ao abordar este aspecto, é correto afirmar que, com a paralisação e limitação do comércio causadas pela pandemia, a economia do país passa por um grande desafio. A queda na economia em 2020 se dá, principalmente, pelo aumento da curva dos números de casos de contaminados pela covid-19, visto que, dessa forma, não é permitido frequentar locais aglomerados, logo, o comércio fecha as suas portas para a comunidade.

Após alguns dias com resultados meramente satisfatórios e a diminuição da curva de contaminação, o governo opta por liberar algumas empresas para que estas atuem os seus serviços de forma responsável. No entanto, os casos de contágio voltam a subir, fazendo com que a economia e a população participem de uma espécie de círculo vicioso.

Após o relato de várias empresas que tiveram de fechar suas portas por um período de tempo indeterminado, surge tal questionamento: é possível pensar em uma contenção alternativa, sem que a economia entre em colapso? 

Infelizmente não há como responder de forma certeira a este questionamento, isso porque, pequenas empresas que sustentam a economia do país, não conseguiriam continuar as suas atividades, e, sem o apoio governamental os índices de desemprego seriam altíssimos.

Mas, afinal, o que é possível prever para a economia em 2021?

Para que se possa recuperar as esperanças de que o cenário atual evolua para algo muito melhor em 2021, inicialmente, é preciso parar a contaminação da covid-19, diminuir drasticamente a curva, freando o impacto do vírus.

Posto isso, é necessário que seja feita a vacinação da população contra o vírus. Algumas vacinas já estão sendo desenvolvidas, o que aumenta a esperança da sociedade. Sendo assim, é possível que no primeiro semestre de 2021 a humanidade já esteja protegida contra a covid-19, mas, isso, no melhor dos cenários. Ademais, caso isso não se concretize, o mundo pode sofrer uma recessão econômica por anos.

Quais as soluções que podem auxiliar na melhoria do cenário econômico para o próximo ano?

Enquanto não há uma solução que dê fim na contaminação sofrida este ano, é possível sim fazer com que algumas medidas preventivas sejam tomadas, como:

  • Adotar restrições mais rígidas para o isolamento social;
  • Obter apoio financeiro do governo aos pequenos empresários, colaborando com o suporte aos trabalhadores informais;
  • É necessário que haja a garantia de emprego aos cidadãos, evitando que as pessoas mantenham-se em risco apenas por não possuírem condições de vida adequadas. 

Já pensou em investir em novos negócios para 2021?

Sim, esta frase parece um pouco estranha devido ao contexto do artigo, porém, há algumas formas de ganhar dinheiro, de modo não-presencial. Para que possamos recuperar a economia de forma mais ágil, os meios digitais entram com tudo nos próximos anos.

Em meio à pandemia, uma das melhores formas de empreender concentra-se no meio digital. De acordo com o Jornal Página 3 (2020), há alguns meios de comunicação eficientes para quem busca um novo negócio, são eles:

  • Criação de um canal no YouTube;
  • Abertura de lojas online;
  • Venda de produtos físicos pelas redes sociais;
  • Venda de afiliados;
  • Criação de blogs;
  • Consultorias de marketing.

Aplicando estas soluções digitais, é possível, quando bem pensado, ganhar dinheiro, auxiliando a economia a crescer. 

Adequação de seus velhos negócios

Outra forma de conseguir melhorar o patamar da economia baseia-se na adequação de seus velhos negócios. Mas como isso é possível? Se você já possui alguma empresa e não pretende perder o seu potencial, esta dica irá lhe salvar.

Transforme as operações da sua empresa, aplicando soluções mais digitais. Se você não compreende acerca do que está sendo tratado aqui, baseia-se resumidamente em transformar a sua empresa física em uma empresa digital. Desenvolva um site para que seja possível divulgar corretamente o seu negócio e, dessa forma, você oferecerá qualidade e agilidade aos seus clientes.

Mas como irei reunir meus colaboradores no meio digital? Hoje em dia, há diversas plataformas que possibilitam este recurso a você e, uma delas é o Workplace, com ele, é possível reunir todos os seus colaboradores em um só lugar, possibilitando a produção dos trabalhos de sua empresa. Lembre-se: a internet pode ser usada sempre a seu favor, basta você ter os conhecimentos necessários para que isso seja possível. 

O que poderá salvar a economia nos próximos anos?

Após a leitura do artigo, pode-se perceber que 2021 será um ano muito difícil no quesito econômico. A partir disso, como você acabou de ler, o meio digital virá com tudo a partir de 2021, sendo assim, a economia tem grandes chances de voltar a crescer através desse método. 

De acordo com a Companhia de Logística DHL (2020), pode-se elencar uma estimativa geral de crescimento do e-commerce (comércio eletrônico) de 22% até o início de 2020. Já, para o Brasil, o percentual é um pouco reduzido: o aumento das vendas digitais deve ser de, aproximadamente, 17% para o próximo ano. Ainda, segundo a DHL, o Brasil é considerado um dos maiores mercados da atualidade.

Posto isso, há esperanças de que a economia possa ser recuperada nos próximos anos com mais destreza no meio digital, que tende a crescer cada vez mais, auxiliando no retorno de uma vida normal, no período pós pandemia.

REFERÊNCIAS

Jornal Página 3. O que esperar da Economia em 2021? 2020. Disponível em: https://www.pagina3.com.br/geral/2020/ago/18/2/o-que-esperar-da-economia-em-2021. Acesso em: 23 out. 2020.

TERRA. Estudo aponta que e-commerce brasileiro deve crescer 17% ao ano até 2021. 2020. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/estudo-aponta-que-e-commerce-brasileiro-deve-crescer-17-ao-ano-ate-2021,b2a1db2c1e948a025e94856cbcb7f076t1py0yyj.html. Acesso em: 23 out. 2020.