Fluxo de caixa: entenda a necessidade de tê-lo em sua empresa | Site Singular Sistemas Oficial

Fluxo de caixa: entenda a necessidade de tê-lo em sua empresa

Ser proprietário de algum negócio, independente do ramo em que se siga, apresenta diversos desafios. Gerir empresas não é uma tarefa fácil, especialmente na modernidade atual, em que, a burocracia exigida inicialmente para que se consiga abrir seu próprio negócio já é imensa. Entre os inúmeros contratempos encontrados no momento em que você abre a sua empresa, o principal motivo para o pânico dos gestores concentra-se no departamento financeiro.

A organização deve estar presente constantemente na vida de empresários, principalmente ao tratar de dinheiro. Empresas podem demorar a crescer, como também, podem crescer na velocidade da luz e, com isso, é necessário que se tenha um controle financeiro específico para cada caso encontrado — leia mais sobre o controle financeiro empresarial clicando aqui — pois, há muito dinheiro que sai e, muito dinheiro que entra, logo, quando o seu negócio não apresenta uma administração adequada, vários desafios são enfrentados. 

Dentre as inúmeras formas de controlar o departamento financeiro de sua empresa, surge o fluxo de caixa. Muito utilizado em empresas de diversos ramos, o fluxo de caixa nada mais é do que o movimento de entradas e saídas do caixa da empresa. De acordo com Friedrich (2005), no processo de elaboração de um fluxo de caixa deverão ser utilizadas as técnicas gerenciais, com vistas a que se projete as vendas e os custos da empresa, diminuindo ou eliminando os desperdícios dos seus caixas. Desta forma o fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa venha a ter agilidade e segurança em suas atividades. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa. 

Mas afinal, qual a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa assume um importante papel no planejamento financeiro das empresas. Sabendo que este método controla os registros existentes da movimentação do caixa, compreendendo assim as entradas e saídas dos recursos financeiros que tenham ocorrido em um determinado intervalo de tempo, pode-se afirmar que o fluxo de caixa é uma prática muito dinâmica e que deverá ser revista e atualizada constantemente.

Sobre isso, Friedrich (2005) ressalta que, além de apresentar diversos benefícios para as organizações, o fluxo de caixa ainda exerce um papel fundamental na tomada de decisões, visto que, ter controle sobre os gastos e ganhos da sua empresa lhe auxiliará de formas infinitas no momento em que algum ato decisivo para a corporação deva ser tomado. Posto isso, através do fluxo de caixa a administração da empresa poderá adotar medidas que possibilitam a boa gestão dos recursos, evitando assim problemas de liquidez e insolvência, que são grandes ameaças à contabilidade das empresas. 

Vantagens de implementar o fluxo de caixa em sua empresa

De acordo com o SEBRAE (2020), segue abaixo algumas vantagens acerca do fluxo de caixa:

  • Planejar e controlar as entradas e saídas do caixa em determinado período de tempo;
  • Avaliar se as vendas presentes conseguirão cobrir os desembolsos futuros já identificados;
  • Auxiliar o gestor a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou a sobra de dinheiro na empresa;
  • Analisar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado;
  • Verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações e de reduzir ou aumentar preços;
  • Analisar se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de buscar recursos com terceiros;
  • Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos em determinado período de tempo;
  • Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos;
  • Antecipar as decisões sobre como lidar com sobras ou faltas de caixa.

Fluxo de caixa: sua utilização nas empresas

Agora que você já sabe a importância de implementar o fluxo de caixa em sua empresa e os benefícios que ele proporciona, que tal saber acerca da sua utilização nas organizações?

Inicialmente, há duas formas para que as informações do fluxo de caixa possam ser tratadas, são elas: fluxo de caixa histórico e fluxo de caixa projetado. 

  • Fluxo de caixa histórico: este primeiro método apresenta-se de forma a complementar as demais demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Com ele, é possível rastrear as atividades passadas, com a finalidade de esclarecer os pontos críticos no desempenho financeiro das empresas, fornecendo subsídios para a tomada de decisões. O fluxo de caixa histórico permite avaliar como os recursos estão sendo aplicados, viabilizando uma forma ampla do crescimento da empresa.
  • Fluxo de caixa projetado: também conhecido como Orçamento de Caixa, este método é capaz de prever novos acontecimentos no caixa, predizer os pontos críticos que poderão ser previamente tratados ou situações em que exista excesso de caixa, o que pode forçar a tomada de decisões que venha a redirecionar os recursos da empresa. 

Ademais, há diversas formas de utilizar o fluxo de caixa em sua empresa, seja ele manual, o que não é indicado, ou ainda, digital. Vivemos em um mundo em que a mudança ocorre constantemente e, para que estejamos sempre antenados quanto a isso, é preciso caminhar lado a lado com o conhecimento.

Uma vasta rede de empresas procura, hoje em dia, por soluções mais digitais que possam efetuar diversas atividades do seu negócio, dentre elas, o controle financeiro da sua empresa. Há disponível no mercado de trabalho uma empresa que poderá te auxiliar quanto a isso: a Singular Sistemas. Se você ainda não a conhece, clique aqui, mas, já adianto que, a Singular Sistemas conta com infinitos recursos para que o controle financeiro de sua empresa seja mais eficiente e seguro, dentre eles, o Fluxo de Caixa digital. 

A Singular Sistemas oferece este recurso a você, cliente! O fluxo de caixa permite uma visão detalhada, dia após dia, do caixa da empresa e ainda, é possível saber quando você precisará de mais recursos financeiros. Então, não perca mais tempo! Clique aqui agora mesmo e contate um de nossos consultores, a revolução de sua empresa está aqui!

REFERÊNCIAS

FRIEDRICH, João. Fluxo de caixa: sua importância e aplicação nas empresas. Revista Eletrônica de Contabilidade, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 1-21, 01 jun. 2005. Disponível em: file:///C:/Users/katri/Downloads/6516-29072-1-SM.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

SEBRAE. Saiba como fazer o fluxo de caixa da sua empresa. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/fluxo-de-caixa,a8751947e93c9410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em: 16 out. 2020.