Saiba quais características fazem de empresários grandes investidores | Site Singular Sistemas Oficial

Saiba quais características fazem de empresários grandes investidores

Há alguns anos, uma área que vem ganhando destaque significativo é o mercado de ações. Muitos brasileiros vêm apostando nesse segmento, inclusive, empresários. Além disso, nos dias de hoje, o mercado das ações abrange como principais acionistas, grandes gestores e líderes de empresas.

Se você é empresário e deseja investir em ações, mas não faz ideia de como fazê-las, fique tranquilo! Ao final deste artigo você saberá como funciona o mercado de ações e, ainda, terá acesso às principais características que tornam empresários grandes investidores. Vamos lá?

O que é o mercado de ações

O mercado de ações é o âmbito em que negociam-se ativos, como: ações, opções de ações e fundos imobiliários. Diferente do que muitos imaginam, o mercado das ações não é o mesmo do que a Bolsa de Valores, mas, por quê?

Sim, na Bolsa de Valores ocorrem inúmeras negociações, no entanto, há também negociações que são realizadas no chamado “mercado de balcão”. À vista disso, é no mercado de ações que funcionam as bolsas de valores e, por consequência disso, ocorrem também as compras e vendas de ações e demais títulos.

Ademais, há alguns tipos de investimentos, porém, um dos mais conhecidos é o investimento em ações. De forma sucinta, cada ação representa uma pequena fração na sociedade de uma empresa. Sendo assim, se você compra essa ação, automaticamente, você se torna sócio da empresa à qual o investimento pertence e, com o tempo, pode ganhar lucros em cima da valorização deste negócio.

É válido ressaltar que, há muito tempo, o mercado de capitais do Brasil contava com inúmeras bolsas de valores, dentre elas a Bovespa, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), entre outras. No entanto, atualmente a bolsa de valores do Brasil é a BM&F Bovespa, que, após uma fusão, tornou-se a única do país.

Quais características tornam empresários grandes investidores?

Agora que você já conhece, brevemente, como funciona o mercado de ações, é hora de saber quais atributos são necessários para conseguir se tornar um grande investidor, de acordo com o economista César Esperandio.

Tenha atitude

Sempre que apostamos em algo novo nas nossas vidas, o medo surge como consequência. Porém, para empreender e investir é necessário ignorar o pânico e dar o primeiro passo. Se você já é investidor, certamente já passou por isso, precisou dar o primeiro passo.

O empreendimento e o investimento possuem muitas coisas em comum e é por isso que, no mercado de ações, grande parte dos investidores são também empresários. Sendo assim, ao empreender e investir de maneira inteligente e dosando os riscos, você acaba ganhando afinidade com o tema.

Dessa forma, você começa a investir ao mesmo tempo em que vai ganhando confiança, e sem nem perceber, já se torna um mestre na área das ações. Nesse momento, é necessário tomar atitude para investir em variadas áreas, aumentando a sua diversificação.

Tenha paciência

Ser paciente é a chave mestra para conseguir bons investimentos. Saiba que os lucros não chegam de uma hora para outra, pois, assim como acontece nas empresas, é preciso ter estratégia, saber fazer e possuir habilidades para enxergar os erros cometidos. Assim, você poderá corrigir a sua trajetória no investimento e precisará ter paciência para que os lucros cheguem.

Várias pessoas imaginam que é fácil ganhar rios de dinheiro na compra de ações, no entanto, não é tão simples assim. Para que você consiga ganhar uma quantidade realmente boa ao investir, é necessário que se tenha aprendizado, ou seja, isso leva muito tempo.

Obter bons resultados, em tudo o que se faça, requer tempo e paciência, sendo assim, lembre-se: uma das principais regras para começar a investir nas ações é que quanto mais tempo você puder esperar, os seus ganhos tendem a ser maiores, crescendo surpreendentemente mais.

Esteja preparado para altos e baixos

Se você tem uma empresa, provavelmente sabe o que isso quer dizer. Quando começamos algo novo, tudo pode acontecer. A certo momento, tudo pode estar dando certo e, de repente, as coisas começam a desandar. Todo o investimento também envolve algum tipo de risco. Ainda que você invista com mais segurança, os riscos estarão sempre presentes. 

E você precisa estar preparado para isso, pois assim, é menos provável que você entre em desespero e perca o controle, acarretando em maiores problemas. Empreendedores passam por altos e baixos a todo o momento, portanto, já desenvolveram certa habilidade emocional. Com isso, empreendedores tendem a ser bons investidores.

Planejamento e execução

Empreendedores estão sempre com os seus dias completamente cheios, por conta disso, é necessário planejar o seu dia, semana e ano. Além do mais, bons gestores trabalham duro para que os seus planejamentos saiam do papel e aconteçam da melhor forma.

No entanto, ainda que se realizem planejamentos, é preciso estar ciente de que imprevistos acontecem a todo o momento, sendo assim, é necessário que haja sempre um plano “B”. Com o mercado de ações não é diferente. É necessário planejar cada passo do seu investimento e estabelecer metas que deseja alcançar. É certo que, durante o processo, inúmeras surpresas acontecerão, portanto, esteja preparado.

Em quais empresas investir?

Agora que você já está por dentro das principais dicas para se tornar um bom investidor, que tal saber em quais ações vale a pena investir? Os investimentos citados abaixo demandam tempo para que os lucros apareçam, no entanto, os retornos compensam.

MatchMoney

Geralmente, os retornos dessa empresa aparecem em torno de seis meses a quatro anos e, conforme as dicas que você leu, os melhores investimentos são daqueles que esperam por mais tempo.

App Renda Fixa

O App Renda Fixa age como um pesquisador que aponta várias opções de investimento em renda fixa, desde o Tesouro Direto até as debêntures de cada corretora. Assim, você consegue visualizar suas rentabilidades, o prazo de retorno e os riscos de cada investimento. 

Ao final da leitura do texto, pode-se concluir que os empreendedores apresentam mais facilidade para investir. Não perca mais tempo, siga as nossas dicas e invista com segurança e maestria!

REFERÊNCIAS

ESPERANDIO, César. Quais características dos grandes empresários os fazem ótimos investidores? 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/colunas/econoweek/2020/08/21/empreendedores-e-otimos-investidores.htm. Acesso em: 09 dez. 2020.

RADAR, Toro. Mercado de ações: como funciona o melhor investimento do mercado. como funciona o melhor investimento do mercado. 2016. Disponível em: https://www.tororadar.com.br/blog/mercado-de-acoes-como-funciona. Acesso em: 09 dez. 2020.