Você entende qual a necessidade do controle financeiro? | Site Singular Sistemas Oficial

Você entende qual a necessidade do controle financeiro?

Na atualidade, todas as empresas procuram sempre estar um passo à frente dos concorrentes e, sem dúvida, ser a principal empresa na área em atuação. Para que você tenha sucesso para atingir esses dois objetivos com a sua empresa, é de grande importância que você desenvolva estratégias que envolvam técnicas avançadas para lhe auxiliar nesse caminho em busca do seu triunfo empresarial.

Mas e aí, você já pensou em que técnicas empregar à sua estratégia gloriosa rumo ao sucesso? Se você ainda não pensou, pode ficar tranquilo. O presente artigo irá te ajudar a resolver essa situação. Sendo assim, ao final deste texto você conhecerá a técnica do controle financeiro, como também, aprenderá qual a importância dele para o triunfo da sua instituição e, ainda, ganhará um bônus, terá acesso a um artigo maravilhoso que explica métodos e passos para garantir um bom funcionamento do seu controle financeiro empresarial. Vamos lá?

Antes de tudo, o que é o controle financeiro?

De acordo com Weston (2000), citado por Lucion (2005), o controle financeiro envolve a realização de projeções de vendas, rendas e ativos baseados em estratégias alternativas de produção e de marketing, seguidas pela decisão de como atender às necessidades financeiras previstas, mostrando ser muito mais do que, apenas, a organização de suas entradas e saídas. Sendo assim, o controle financeiro nada mais é que, um planejamento que contemple todas as informações relativas ao patrimônio da empresa.

Ok, mas qual a importância dessa técnica?

A relevância do controle financeiro se concentra na interligação que ele possui com as demais faces do cenário da sua empresa. Assim, um controle financeiro eficiente pode impactar positivamente várias esferas da sua corporação, provocando melhorias não só relacionadas ao dinheiro, mas também às decisões, por exemplo. Frente a isso, confira, agora, algumas das categorias que um bom planejamento financeiro pode influenciar de forma positiva:

Ampla visão empresarial

Para que seja possível delegar ações e deliberar medidas é necessário ter ciência sobre tudo que está acontecendo no contexto em que está inserido. Neste caso, o contexto é o seu ambiente empresarial e quem irá delegar e deliberar é o gestor financeiro da empresa. Com base nisso, é nítido que, o administrador monetário  necessita saber de cada movimentação que está acontecendo em sua instituição, mas, como saber de tudo? É aí que entra o controle financeiro. Por meio dele, o corpo financeiro da empresa possui clareza sobre:

  • Onde está o dinheiro do empreendimento?
  • Para onde os recursos econômicos estão indo?
  • As dívidas estão sendo pagas?
  • A lucratividade está aumentando?
  • Os preços pelos nossos serviços estão de acordo com a inflação?

Através de todas essas questões e muitas outras, a equipe de gestão da empresa consegue visualizar a mesma em sua totalidade, possuindo um visão global da instituição. Além do mais, uma vez que, vislumbrar todos os recursos da organização interfere nos próximos tópicos, vê-se a necessidade em adotar o controle financeiro para ter a consciência sobre a visão panorâmica da corporação. 

Estruturação orçamentária eficaz

Este tópico está intrinsecamente relacionado com o anterior. Resumidamente, a organização do orçamento empresarial demanda do conhecimento de todos os investimentos, gastos, saídas, entradas e demais gêneros econômicos. Dessa forma, quando você possui uma visão global da sua empresa fica fácil mensurar esses dados. Ademais, é através da estimativa das informações apresentadas que o orçamento será produzido. Posto isso, com todas as informações reunidas o corpo financeiro da instituição terá maior assertividade para optar onde será investido o dinheiro, em que setor irão cortar gastos e demais funções.

Assertividade para tomar decisões

Como você deve imaginar, esse item encontra-se igualmente associado aos dois tópicos anteriores. Mas como existe essa associação? É simples. Por meio da visão globalizada da empresa, você conseguiu desenvolver o seu orçamento de forma eficaz e, agora, você irá utilizar o orçamento pronto como base para algumas decisões. Lembra quando você leu sobre investir em determinado setor e em outro cortar gastos? Esse foi um exemplo da assertividade na tomada de decisão. Além do mais, como você conhece todas as esferas das finanças da sua empresa, é mais tranquilo para você deliberar a favor do aumento da lucratividade. 

Identificação das necessidades e dos desperdícios

Muitas vezes os recursos financeiros acabam sendo desperdiçados e ninguém percebe. Isso acontece como fruto podre de um mal planejamento. Com um controle financeiro ideal para a sua empresa, você verá com nitidez em que setores está sendo posto dinheiro fora e onde está faltando recursos. Dessa maneira, você terá capacidade de ajustar o seu orçamento buscado o equilíbrio e aumentando a rentabilidade dos lucros da sua corporação.  

Viu só como é imprescindível ter um controle financeiro na sua empresa? Agora que você já sabe de tudo isso, é necessário entender que mecanismos utilizar para desenvolver o planejamento econômico para a sua corporação.

Utilize tecnologias

De acordo com Thays Martins, colunista do Correio Braziliense, no ano de 2019 já  existiam mais de 2,6 bilhões de aplicativos, isso só na Play Store. Imagine quantos aparatos digitais existem hoje. Pois é, com tantos aplicativos, softwares e plataformas diferentes com certeza existe um que irá se tornar a sua solução empresarial. Além do mais, atualmente, o mundo está tão tecnológico e automatizado que se torna bobagem não aderir a tecnologia. Sem dúvidas, as empresas que incorporam a digitalização dos processos corporativos acabam por possuir diferenciais únicos que irão causar destaque no mercado de negócios. 

Diante disso, busque por uma tecnologia que irá te auxiliar de forma eficiente a realizar o seu controle financeiro. Quer saber mais? Existe uma gama de sistemas digitais que são a chave mestra para ser o seu maior suporte para criar o seu planejamento e você pode encontrar elas clicando aqui. Vai mesmo perder a oportunidade de encontrar a sua solução empresarial?

Aliás, antes que você esqueça, clique aqui para acessar o artigo maravilhoso que irá te ensinar os mecanismos para aplicar de forma eficaz o controle financeiro. 

REFERÊNCIAS: 

LUCION, Carlos Eduardo Rosa. Planejamento financeiro. Revista Eletrônica de Contabilidade, Santa Maria, v. 1, n. 3, p. 143-160, 01 mar. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/contabilidade/article/view/142/3955. Acesso em: 09 out. 2020.

MARTINS, Thays. Entenda o mercado de trabalho dos aplicativos. Correio Braziliense, 2019. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2019/04/21/interna-trabalhoeformacao-2019,750680/a-onda-agora-e-aplicativos.shtml#:~:text=Atualmente%2C%20existem%20mais%20de%202,apps%20aumenta%20a%20cada%20ano.. Acesso em: 16 out. 2020.